terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Chineses criam "clone" do Windows XP baseado em Linux
Sistema é uma variante do Ubuntu, e roda alguns aplicativos Windows como o Photoshop

Tênis, perfumes, smartphones... a indústria chinesa da clonagem de produtos é prolífera, e agora eles podem adicionar mais um item à lista de produtos copiados: sistemas operacionais. Desenvolvido por um grupo de piratas conhecido como Ylmf, o "Ylmf OS" é um sistema operacional completo muito parecido com o popular Windows XP, e que pode ser baixado gratuitamente via internet.

Segundo o site Cloned in China o grupo é mais conhecido por distribuir gratuitamente na internet o "Ylmf Windows XP", uma versão pirateada e modificada do sistema operacional da Microsoft que acabou se tornando bastante popular na China. Mas após o sentenciamento do autor de outra versão pirata do Windows - batizada de "Tomato Garden XP" - a três anos e meio de prisão em agosto deste ano, os piratas decidiram mudar o foco de sua "operação" e se concentrar em versões customizadas do Linux.

O "Ylmf OS" é na verdade uma modificação do Ubuntu 9.10 "Karmic Koala", lançado em outubro deste ano. O tema em azul lembra bastante a interface "Luna" do Windows XP, e a organização dos ícones e menus (como o menu iniciar) também é bastante similar, embora não seja idêntica. Aplicativos como o navegador Firefox 3.5 e o conjunto de aplicativos de escritório OpenOffice.org (compatível com o Microsoft Office) vem pré-instalados, e é possível rodar alguns programas escritos para o Windows como o Microsoft Office, Photoshop CS 2 e até jogos como Spore usando o utilitário Wine.

O sistema não está sendo apresentado como uma versão do Windows, mas sim como uma "alternativa", e é preciso reconhecer que para um iniciante na informática o visual familiar é de grande valia na adaptação. Mas assim como detém os direitos sobre o código-fonte do Windows XP, a Microsoft também detém os direitos sobre sua aparência e o clone pode acabar resultando em problemas legais para seus criadores. Já no lado Linux não há problemas: o Ubuntu pode ser livremente modificado e redistribuído, e há até mesmo ferramentas para ajudar no processo, como o Reconstructor.

O mais curioso em toda essa história é que este é um dos poucos casos em que a cópia é superior, pelo menos em um ponto, ao original: sistemas baseados em Linux como o Ubuntu e o Ylmf OS são simplesmente imunes aos vírus e worms que afetam máquinas Windows em todo o mundo, e sequer é preciso se preocupar em instalar anti-virus, firewall ou anti-spyware.

O Ylmf OS pode ser baixado gratuitamente em seu site oficial, mas no momento está disponível apenas em chinês. O sistema pode rodar tanto diretamente de um CD-R, para demonstração, como instalado no computador.

Um comentário:

AresJr disse...

Pela primeira vez um copia é superior ao original rsrsrsrs lógico é Linux por isso é superior rsrsrs note que são palavras do próprio artigo rsrsrs